sábado, 19 de março de 2011

Os corpos sutis



Os corpos da espiritualidade são dimensões muitos sutis das quais temos normalmente pouca consciência e às quais acessamos em estados de interiorização e silenciamento intensos, através de práticas meditativas, contemplativas, de auto-centramento e, às vezes, através de drogas que alteram o estado de consciência. A porta de acesso a tais dimensões são todas as práticas que nos permitem contatar o inconsciente.
Os corpos da personalidade são mais densos e nós temos mais consciência da movimentação deles. Eles constituem o complexo bio-psíquico que o Ser utiliza para experimentar o sentido do sentir, já que a energia precisa corporificar e adquirir forma e emoção para entender o sentir. Entramos no mundo casando energia cósmica com energia material.
Corpo Celestial, Corpo Austral e Corpo Causal são os corpos da espiritualidade e definem o SER ou o EU SUPERIOR, a essência.
O Corpo Celestial repete a vibração cósmica, faz a ligação do Cosmos com o homem, tudo que está dentro está fora, assim como em cima, em baixo, assim como nos céus, na Terra. Tem a memória de todo o processo evolutivo da energia e do Cosmos.
O Corpo Austral tem a memória da nossa humanidade, do nosso Sistema Solar, do tipo de evolução que a nossa humanidade e o nosso sistema busca. Tem a memória coletiva da humanidade como um todo.
Até os corpos Celestial e Austral nós temos a consciência cósmica e a consciência coletiva (inconsciente coletivo e arquetípico). Até estes corpos nós somos indiferenciados, mais num nível quantitativo do que qualitativo.
É no Corpo Causal que temos a memória da nossa história individual, é neste corpo que nós diferenciamos qualitativamente a nível do grau de evolução individual, do percurso experencial pessoal. No Corpo Causal temos o registro do nosso percurso, registros que nos possibilitaram a evolução num nível individual, transformando nosso karma. Nesse nível podemos contatar a história da nossa alma.
Os corpos Emocional,  Etérico, Mental e Físico são os corpos da Personalidade.
O Corpo Emocional ou Astral é o corpo que mais tem proximidade com os corpos da espiritualidade, pois ele vive a sensação. Não podemos tocá-lo, mas através dele nos sentimos internamente, sentimos a vibração. Ele vive a emoção, lida e processa todos os sentimentos.
O Corpo Mental faz o reconhecimento e a tradução da vibração emocional. Ele tem a memória dos códigos que nos permitem entender conscientemente que tipo de vibração está acontecendo no nível emocional. Ele nomeia. Dá nome à vibração emocional. Enquanto a vibração é emocional, nós não temos consciência dela, é o corpo Mental que reconhece, identifica e nomeia a emoção. O Corpo Mental é o grande tradutor. Ele contém a Intuição, a Razão, o Conhecimento, a Racionalidade e o Intelecto. A Intuição acessa a consciência cósmica; a Razão abstrai e idealiza, faz o entendimento. O Conhecimento dá à Razão a possibilidade de movimentação, de traduzir símbolos e isso completa a nossa Razão. O Intelecto trabalha questionando, analisando, elaborando e aprendendo dados e a Racionalidade analisa, justifica, faz o pensamento lógico-dedutivo, concreto.
Quando todas as funções do Corpo Mental interagem, temos uma funcionalidade mental sadia, mas se o Racional se sobrepõe, domina, vamos estressando e cansando a mente, reduzindo a capacidade de intuição, percepção sutil e entendimento real. O Mental permite ou não a liberação dos impulsos. O Mental sadio faz com que o indivíduo possa ter uma consciência mais “consciente", um entendimento dos impulsos que estão sendo mobilizados internamente.
O Corpo Etérico é um campo energético, constitui um campo vital que sustenta os tecidos físicos. Ele consiste numa teia de linhas de força sobre a qual se modela e se firma a matéria física dos tecidos do corpo. Ele tem a mesma conformação do corpo físico. É também chamado de Duplo Etérico porque preenche tanto o interno quanto o externo do corpo. Quanto mais se projeta ou quanto mais se internaliza, mais sutil ele se torna. É percebido a uma distância de 2 a 3 cm do corpo onde ele é mais denso. Ele faz a ligação dos corpos e além dos corpos. Ele não permite descontinuidade, forma uma teia de canais que intermeiam e interligam todo o universo. É através do Etérico que movimentamos os processos telepáticos e a cura pelas mãos. Ele transporta todas as informações, conhece todos os endereços. Nós todos estamos ligados através do Etérico. Ele não permite vazios, interliga o indivíduo aos seus corpos e ao universo e movimenta todos os impulsos internos. Ele não tem função autônoma, é dirigido pelo Corpo Emocional e pelo Corpo Mental, ficando passivo ao comando.
O Corpo Físico é a materialização das vibrações dos outros seis corpos. Ele responde, é o produto de toda movimentação dos outros corpos. Tem um nível de densidade que nós podemos localizar com nossos cinco sentidos. Ele tem a função de viabilizar, concretizar, expressar um impulso que foi movimentado pelos corpos sutis. Através do corpo Físico nós temos a capacidade de realizar, de fazer. Ele concretiza a experiência e libera a energia. Dos sete corpos, o primeiro que adoece pelas nossas dificuldades é o Corpo Emocional, em função de uma inibição do Mental sadio e o último a adoecer é o físico.

Autora: Nereida Fontes Vilela
Fonte: Curso de Leitura Corporal

sábado, 12 de março de 2011

Princípios básicos da Leitura Corporal


A Leitura Corporal descreve e detalha a função emocional de cada segmento e estrutura corporal e revela as associações entre o que manifesta o Corpo Físico e os processos psíquicos e sensoriais do Ser Humano.
 Afirmando que o corpo vive, registra, reage e revela a história pessoal, ela relaciona a forma e a funcionalidade do corpo, os traços fisiognomônicos, as posturas, as sensações e os sintomas ao conteúdo mental, emocional e sensorial e às particularidades comportamentais, estabelecendo a conexão entre a linguagem do corpo, as disfunções orgânicas, o fluxo de saúde e o autoconhecimento.
Ao perceber o estado de saúde como fruto da livre movimentação dos impulsos internos e da expressão original e espontânea das emoções, sentimentos e quereres vividos, a Leitura Corporal concebe a manifestação física como tradução do desejo e da vontade e como orientadora da forma de agir e de atuar. Cada desconforto, sensação ou enfermidade é o sinal de que há insatisfação, mas é também o indicador do como satisfazer-se.
Desta forma, desequilíbrios e desvios da saúde refletem a contenção e a limitação da experiência do prazer e a distância criada entre o Ser e o Estar, entre o Sentir e o Expressar. A Leitura Corporal vislumbra o adoecer como um estágio da saúde que possibilita o acesso aos conflitos emocionais, facilita o entendimento dos processos pessoais, estimula a auto-aceitação e a reorganização do pensar, sentir e atuar.
Ela demonstra que ao reconhecer e exercer o convívio com o corpo, ao ler e compreender suas manifestações, se evolui a saúde tanto no plano físico quanto nos planos sutis. A Leitura Corporal afirma que todo sinal ou sensação física permite que se perceba o fluxo saudável no adoecido, que eles apontam o caminho para o reequilíbrio, para a clareza, para a assimilação e o aproveitamento de cada experiência vivida.


Texto extraído de www.leituracorporal.com.br
Por Nereida Fontes Vilela

sexta-feira, 11 de março de 2011

Massoterapia

Massagem é a intencionalização do toque. É o tocar objetivado, desejoso da conquista da saúde pelo prazer. É o ato de troca que permite a vivência da cumplicidade e o aprimoramento da corporeidade. É o resgate ou a instituição da linguagem sensorial que evidencia a percepção de si.

Massagear é oferecer-se ao outro. É sensibilizar, trazer presença, noções do limite físico, da imensidão que existe além do físico. É promover a consciência do estar do corpo.

Ser massageado é aceitar o outro. É deixar fluir o toque que sensibiliza, sem viver o medo de viver o corpo. É sentir a continuidade do movimento que nasce da necessidade interna de produzir movimento e, assim, se descobrir no amplo.

Funções Básicas da Massagem

- Favorecer o redespertar da sensação de uma forma prazerosa

- Ampliar os canais que permitem o acesso aos vários níveis de consciência

- Estimular o uso e validação da intuição

- Desenvolver a habilidade da troca

- Estimular o sentir, a compreensão e nominação do que é sentido

- Adequar o fluxo dos impulsos às emoções vividas

- Favorecer o conhecimento e o desenvolvimento da intimidade com o corpo

- Desenvolver noções de forma, volume, tamanho, textura, coloração, desenho anatômico, distribuição, tônus, funções emocionais e sensoriais dos segmentos corporais

- Estimular a rememorização dos traços fisionômicos próprios do indivíduo

- Estimular a síntese de informações que permitam a caracterização do estado geral do indivíduo

- Ativar, organizar e favorecer a reciclagem da movimentação energética

- Integrar os Corpos Físico e Sutis, Personalidade e Pessoa


Objetivos da Massagem

- Promover prazer, conscientização e autoconhecimento

- Sinalizar e corrigir as desordens de construção ou composição do esquema corporal

- Atuar na prevenção de distúrbios baseando-se na leitura dos sinais corporais e correlações entre os segmentos

- Estimular e facilitar a autocura, mediante a liberação das energias reconhecidas como estagnadas

- Restituir funcionalidade e adequação postural

- Devolver naturalidade, espontaneidade expressiva e harmonia ao corpo

- Preservar, incentivar e manter a saúde



O que são óleos essenciais?
Os óleos essências são substancias naturais extraídas através da destilação de minúsculos sacos moleculares de cada planta. Eles fazem parte do sistema imunológico da planta e são uma substância em separado criada por ela. O processo de destilação extrai, gentilmente, o óleo volátil das partes da planta. As essências são naturais e, assim sendo, trabalham em harmonia com o corpo.
Os óleos essenciais são extratos muito concentrados que contêm hormônios, vitaminas e anti-sépticos que trabalham em vários níveis. Eles são de 75 a 100 vezes mais concentrados que as ervas secas.
Todos eles, em maior ou menor proporção, têm as seguintes características: anti-séptico (previnem ou combatem a infecção local), bactericida (matam a bactéria), bacteriostático (inibem o crescimento da bactéria) e citofilático (promovem o rejuvenescimento da célula quando aplicados à pele).

Por que os Óleos Essenciais são tão especiais?
Óleos essenciais puros, assim como uma jóia preciosa ou um bom vinho, são gemas da natureza a “quintessência” da força vital da natureza, substâncias orgânicas extraídas com cuidado e suavidade das essências de partes naturalmente aromáticas de plantas. Considerados a alma da planta, quem realmente aprecia as qualidades únicas dos puros óleos essenciais vê cada gota como uma jóia preciosa a ser inalada, aproveitada e protegida. Devem ser experimentado para se “apreciar a diferença”. Devido à sua natureza muito concentrada, na maioria das aplicações são usadas ”gotas” em vez de mililitros. A minúscula estrutura molecular de cada óleo penetra através da superfície da pele ou dos nervos olfativos do nariz.
Quando absorvido pelos fluidos que circundam as células da pele, os óleos essenciais limpam, rejuvenescem, equilibram e trazem benefícios anti-sépticos. Quando difundidos no ar, tem efeito purificante, revigorante, calmante, estimulante e antibactericida. Eles trabalham para sua saúde tanto de maneira tópica quanto interna.