quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Kuan Yin



Na mitologia chinesa, Kuan Yin 观世音菩萨  é conhecida como a Deusa da Compaixão e da Misericórdia. Ela existiu como pessoa, igual a todos nós e somente depois de sua morte foi transformada em Deusa. Também conhecida como Quan'Am (no Vietnã), Kannon (no Japão), e Kanin (em Bali). Ela cobre as planícies alagadas do Oriente, do Egito à China. E é venerada em todo o mundo por milhões de pessoas, que a consideram o símbolo máximo da pureza espiritual.


Esta Deusa enquanto viveu, percorreu o mundo, viu muita dor e então, jurou proteger e amparar todos os humanos até que o último sofrimento acabe. A MESTRA KUAN YIN TORNOU-SE A INCORPORAÇÃO DA COMPAIXÃO. Ela nos diz que se você cantar seu mantra diariamente, cultivará a compaixão que curará o mundo das mais dolorosas feridas.

Kuan Yin, cujo nome significa "aquela que ouve os lamentos do mundo" é boddhisatva da Compaixão no budismo chinês. Ela vive em uma ilha paradisíaca de P'u T'o Shan, onde ouve todas nossas preces. Todos que trabalham com sua energia, sabem o quanto ela é doce e sutil, mas também o quanto é poderosa. Somente a menção de Seu Nome alivia o sofrimento e as dificuldades. Mesmo tendo alcançado a iluminação, Ela optou por permanecer no mundo dos homens.

Kuan Yin é representada com um dragão, pois ele é o símbolo mais antigo da alta espiritualidade, a sabedoria, a força e os poderes divinos de transformação.


Algumas vezes, Kuan Yin é representada como uma figura muito armada, tendo em cada mão um símbolo cósmico diferente ou expressando uma posição ritual específica (mudras). Isto caracteriza a Deusa como a fonte e alimento de todas as coisas. As mãos dela formam freqüentemente o Yoni Mudra, simbolizando o útero como a porta para entrada para este mundo pelo princípio feminino universal.



Outras vezes, Kuan Yin é representada sentada sobre uma flor de lótus. Nas pinturas dos artistas tibetanos, linhagens de Budas e homens santos também aparecem flutuando sobre flores de lótus - uma representação dos tronos da suprema espiritualidade. Nas escrituras budistas do Tibet, conta-se que o pequeno Buda já podia andar ao nascer e que, a cada passo, brotavam flores de lótus de suas pegadas - um sinal de sua origem divina. Hoje, muitos monges e fiéis dessa religião visualizam essa mesma cena enquanto caminham, imaginando que flores de lótus surgem debaixo de seus pés. Com essa prática meditativa, acreditam eles, estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.

Na teologia Budista Kuan Yin é algumas vezes representada como capitã do "Barco da Salvação", guiando as almas ao Paraíso Oeste de Amitabha, a Terra Pura, a terra das bençãos, onde as almas podem renascer para continuar recebendo instruções até alcançar a iluminação e a perfeição.

Ela é também uma das quatro Bodhisattvas (P'u-sa em chinês), junto com Samantabhadra, Kshitigorha (Di-cang) e Manjushiri (Wen-shu) e em seu aspecto masculino se identifica com o Bodhisattva Avalokiteshvara, a quem em Tibetano se chama Chenresi: "Quem ouve e chora o mundo".


Exatamente igual a Ártemis, Kuan Yin é uma deusa virgem que protege todas as mulheres e crianças. A simplicidade que esta Deusa da Clemência gera ao seu redor e entre seus devotos, é de um forte sentimento de fraternidade universal. Seus padrões morais e humanos tendem a nos conduzir para nos tornarmos mais compassivos e misericordiosos.

Kuan Yin aparece nas nossas vidas para dizer que está na hora de alimentarmos nossos corações com a compaixão. Compaixão pelos outros e também por nós mesmos. Você se importa pelos sentimentos dos outros? Ou não se interessa? O que lhe afasta da compaixão? Você é daquelas pessoas que feri antes de ser ferida? Tem medo de abrir seu coração? Compreende-se por compaixão a capacidade de ouvir, de dar aos outros e a si mesma um espaço para experimentar tudo que deve ser experimentado e sentido. Não fuja de seus sentimentos, a jornada da vida nos presenteia com inúmeras vivências, que devem ser degustadas nos fazendo desenvolver a compaixão por nós mesmos, assim como pelos outros. De tal modo, esta maneira, fácil e confortável de pensar, levará o mundo lentamente, mas inevitavelmente, a se tornar um lugar melhor. 


Conecte-se com Kuan Yin


... "Se você pudesse ver através dos meus olhos - você iria ver a bela Luz que vejo dentro de você".... 


Acenda uma vela na escuridão e torne-se uma chama.
Kuan Yin inflama e detém a chama da compaixão por todos e a cada um de nós.

Você pode sentir a energia de Kuan Yin para si mesmo:

Respire através de seu nariz e expire através de sua boca.
Coloque sua mão direita ao longo do seu coração.
Feche os olhos e chame seu nome três vezes.


Kuan Yin - Kuan Yin - Kuan Yin
Kuan Shih Yin - Kuan Shih Yin - Kuan Shih Yin
Kuan Yin - Kuan Yin - Kuan Yin


Você será cercado com a vibração de compaixão.
A experiência energética das ondas vibratórias irá criar uma sensação de conhecimento dentro de você.
Faça uma pergunta difícil - a resposta irá surgir! 

As escolas de Aromaterapia



Aromaterapia, consiste na utilização de óleos essenciais puros com fins terapêuticos e, poderemos afirmar, ser tão antiga quanto a Humanidade.


Na verdade o homem primitivo, utilizava os benefícios das plantas, raízes, folhas, frutos, ervas e outros elementos vegetais, de uma forma empírica. Bem cedo percebeu que queimando determinado tipo de plantas obtinha benefícios quer a nível de saúde quer do seu bem estar fisico e psicológico…. e foi experimentando. Essas “experiências”, e os seus resultados, constituiam verdadeiros “segredos” que foram sendo transmitidos de ”orelha a orelha”, de geração em geração, de escola em escola, de mestre a aprendiz.
Na Europa existem três grandes escolas de Aromaterapia – a Escola Francesa, a Escola Inglesa e a Escola Espanhola.

A Escola Francesa nasce no ínicio do século XX. O médico francês Gattefossé foi quem utilizou pela primeira vez o termo “Aromaterapia”, após ter sentido em si próprio o poder terapêutico dos Óleos Essenciais. Trata-se de uma escola baseada na utilização clínica dos Oleos Essenciais.
A Escola Inglesa nasce nos Anos 70, inspirada na escola francesa, mas segue uma via diferente - a das terapias. A esta escola estão ligados nomes como os de Patricía Davis ( London School of Aromatherapy) e Valery Anne Worwood. Os seus conhecimentos rapidamente se propagaram à Austrália e Canadá. Hoje em dia, a Escola Inglesa, tem seguidores em todo o mundo.
A Escola Espanhola é a mais antiga. Com efeito, os conhecimentos da perfumaria, da cosmética e da alquimia entraram na Europa através da Espanha, trazidos pelos árabes que ali se instalaram na Idade Média. A “ junção ou encontro” de três tradições culturais diferentes - Cristã, Árabe e Judia - reflectiu-se na história da Península Ibérica.
A arte da aromaterapia, da perfumaria e da cosmética atingiu um verdadeiro apogeu em cidadas como Barcelona, Girona, Toledo, Granada, Ávila. Não será por acaso que, ainda hoje, existe uma praça em Córdoba designada “Akli Atar”…o perfume ou perfumista.
Poder-se-á afirmar que tradições milenares, alta tecnologia e investigação cientifica de vanguarda, deram as mãos com um objectivo comum: dar à humanidade produtos que ajudem a contrariar o envelhecimento cutâneo. Mas não só. Formularam outros com propriedades terapêuticas.


A Aromaterapia vai conquistando o seu espaço. Com passos seguros.
Idili Lizcano (fundador dos Laboratórios ALQVIMIA), Eve Taylor (fundadora de “Eve Taylor”) e Valerie Ann Worwood (autora de diversas obras sobre Aromaterapia) são nomes consagrados na Aromaterapia mundial. Em comum: a paixão pelas plantas e Óleos Essenciais. O desejo de ajudar o Homem a sentir-se bem consigo próprio e com os outros. A alegria de dar um contributo para a conquista da Harmonia e felicidade a que todos aspiramos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cuidados com Aromaterapia para a Pele oleosa

Dicas para o dia a dia para se ter uma pele limpa e saudável:
  • limpeza profunda para evitar o acúmulo de oleosidade.
  • uso de tônicos adstringentes podem ajudar, que contenham extrato de hamamélis (ou capim limão, confrei), ou ainda, hidrolato de lavanda.
Os óleos essenciais recomendados para peles acneicas e oleosas:
  • Bergamota (Citrus bergamia): propriedade antiséptica e antidepressiva,
  • Lavanda (Lavandula officinalis) : antiséptica, reguladora, regeneradora celular,
  • Gerânio (Pelargonium graveolens): equilibra a oleosidade. Use-o em pouca quantidade pois pode ser rubefacieante (causar vermelhidão no local),
  • Alecrim (Rosamarinus officinalis), Gerânio, Cipreste (Cupressus sempervirens) e Junípero (Juniperus communis): podem ser usados em massagens corporais para auxiliar na eliminação de toxinas.
Quando a pele estiver muito inflamada opte pelos óleos essenciais de Limão (Citrus limonum) e Tea tree (Melaleuca alternifolia).
Após diminuir a inflamação pode-se usar produtos com óleo vegetal de Germe de trigo para ajudar na cicatrização acrescentando os óleos essenciais de Mirra (Cammiphora myrrha ), Olíbano (Boswellia carterii), Rosa (Rosa damascena ou centifolia), Palmarosa (Cymbopogon martini), Lavanda, Pau rosa (Aniba rosaeodora) e Neroli (Citrus aurantium ou bigaradia ), que além de propriedades citofiláticas (regenerador celular) é útil também para peles envelhecidas.


A dieta alimentar é fundamental no tratamento de pele acneica, faça uma dieta saudável com frutas, verduras e legumes ( veja aqui, dicas  http://aromatizar.blogspot.com/2012/01/as-cores-e-os-alimentos.html ); evite laticínios, alimentos gordurosos (chocolate, frituras,carnes gordurosas), frutos do mar e alimentos picantes. Beba mais de 2 litros de água por dia.
Algumas pessoas sofrem interferência direta do estresse no estado da pele, então procure praticar exercícios físicos ou yoga, dormir adequadamente, praticar meditação, receber massagens relaxantes ou procure também o uso de florais, acupuntura ou outra técnica que lhe agrade mais.

A melhor forma de uso dos óleos essenciais no início do tratamento é através de compressas frias, creme elaborado com base “oil free” ou gel neutro e máscaras faciais.

Algumas receitas:


Máscara Facial de argila
  • 1 colher de sopa (bem cheia) de argila 
  • 2 colheres de sopa de chá (forte) de camomila (acrescente lentamente à argila até ficar com consistência cremosa)
  • 2 gotas de óleo essencial de Tea tree (Melaleuca alternifolia)
  • 2 gotas de óleo essencial de Bergamota (Citrus bergamia)
  • 2 gotas de óleo essencial de Lavanda (Lavandula officinalis ou angustifolia)
  • 5 gotas de extrato de própolis
Misture tudo, aplique no rosto limpo, evitando a região dos olhos e deixe agir por 15 minutos ou até secar completamente.
Poderá ocorrer vermilhidão após a aplicação do produto que normalmente desparece após 30 minutos.


Tônico
  • 80 ml de hidrolato de Rosas (ou “água de rosas”)
  • 20 ml de vinagre de cidra ou vodka
  • 30 gotas de óleo essencial de Lavanda (Lavandula officinalis ou angustifolia)
  • 10 gotas de óleo essencial de Pau rosa (Aniba rosaeodora)


Gel facial para pele acneica e oleosa
  • 30 grs de base gel
  • 3 cápsulas de vitamina E
  • 3 ml de óleo vegetal de germe de trigo
  • 7 gotas óleo essencial de Lavanda
  • 2 gotas de óleo essencial de Tea tree
  • 4 gotas de óleo essencial de Limão
Misturar bem, aplicar somente à noite, pois o óleo essencial de limão e fototóxico e poderá manchar a pele quando exposto à luz solar. Lavar o rosto pela manhã.


OBSERVAÇÕES:
TODAS as receitas devem ser colocadas em frasco escuro de vidro, manter ao abrigo da luz e do calor.
A máscara de argila deve ser elaborada para uso imediato.
As dicas aqui colocadas não dispensam a consulta ao dermatologista.