quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O poder dos óleos essenciais e o sentido do olfato


Vivemos em meio a diferentes aromas, cercados por odores, eles afetam sutilmente nossa memória e ainda nos permitem acessar lembranças, sentimentos e emoções e fazer com que eles aflorem, somos envolvidos pelos cheiros.





Todo aroma, odor ou cheiro se desmancham no ar, desprendendo moléculas, devido a sua volatibilidade. As moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfatória, situada na parte alta do nariz, neste local elas entram em contato com os receptores presentes no epitélio olfatório, que conduz as informações olfativas recebidas ao sistema límbico.


Todo esse caminho é percorrido em apenas 3 segundos. Rápido assim mesmo.





O sentido do olfato age principalmente no subconsciente, os nervos olfativos estão ligados a nossa parte mais primitiva do cérebro, o nariz funciona como uma "porta de entrada" para o sistema límbico que é a área onde estão os sentimentos, memórias, reações apreendidas e arquivadas e nossas emoções.


As mensagens aromáticas enviadas pelos óleos essenciais atingem o sistema límbico facilmente, pois elas são processadas sem nenhum julgamento, agem nos centros cerebrais provocando reações emocionais ou físicas.


De forma sutil, os óleos essenciais afetam os sentimentos, relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a combater o estresse, influênciando em nossa disposição, desejo, vontade e equilíbrio.




Os óleos essenciais são presentes da natureza, vamos aproveitar e agradecer por estes maravilhosos frasquinhos que além de cheiro tem muito poder!



Nenhum comentário:

Postar um comentário