quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

As escolas de Aromaterapia



Aromaterapia, consiste na utilização de óleos essenciais puros com fins terapêuticos e, poderemos afirmar, ser tão antiga quanto a Humanidade.


Na verdade o homem primitivo, utilizava os benefícios das plantas, raízes, folhas, frutos, ervas e outros elementos vegetais, de uma forma empírica. Bem cedo percebeu que queimando determinado tipo de plantas obtinha benefícios quer a nível de saúde quer do seu bem estar fisico e psicológico…. e foi experimentando. Essas “experiências”, e os seus resultados, constituiam verdadeiros “segredos” que foram sendo transmitidos de ”orelha a orelha”, de geração em geração, de escola em escola, de mestre a aprendiz.
Na Europa existem três grandes escolas de Aromaterapia – a Escola Francesa, a Escola Inglesa e a Escola Espanhola.

A Escola Francesa nasce no ínicio do século XX. O médico francês Gattefossé foi quem utilizou pela primeira vez o termo “Aromaterapia”, após ter sentido em si próprio o poder terapêutico dos Óleos Essenciais. Trata-se de uma escola baseada na utilização clínica dos Oleos Essenciais.
A Escola Inglesa nasce nos Anos 70, inspirada na escola francesa, mas segue uma via diferente - a das terapias. A esta escola estão ligados nomes como os de Patricía Davis ( London School of Aromatherapy) e Valery Anne Worwood. Os seus conhecimentos rapidamente se propagaram à Austrália e Canadá. Hoje em dia, a Escola Inglesa, tem seguidores em todo o mundo.
A Escola Espanhola é a mais antiga. Com efeito, os conhecimentos da perfumaria, da cosmética e da alquimia entraram na Europa através da Espanha, trazidos pelos árabes que ali se instalaram na Idade Média. A “ junção ou encontro” de três tradições culturais diferentes - Cristã, Árabe e Judia - reflectiu-se na história da Península Ibérica.
A arte da aromaterapia, da perfumaria e da cosmética atingiu um verdadeiro apogeu em cidadas como Barcelona, Girona, Toledo, Granada, Ávila. Não será por acaso que, ainda hoje, existe uma praça em Córdoba designada “Akli Atar”…o perfume ou perfumista.
Poder-se-á afirmar que tradições milenares, alta tecnologia e investigação cientifica de vanguarda, deram as mãos com um objectivo comum: dar à humanidade produtos que ajudem a contrariar o envelhecimento cutâneo. Mas não só. Formularam outros com propriedades terapêuticas.


A Aromaterapia vai conquistando o seu espaço. Com passos seguros.
Idili Lizcano (fundador dos Laboratórios ALQVIMIA), Eve Taylor (fundadora de “Eve Taylor”) e Valerie Ann Worwood (autora de diversas obras sobre Aromaterapia) são nomes consagrados na Aromaterapia mundial. Em comum: a paixão pelas plantas e Óleos Essenciais. O desejo de ajudar o Homem a sentir-se bem consigo próprio e com os outros. A alegria de dar um contributo para a conquista da Harmonia e felicidade a que todos aspiramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário