segunda-feira, 2 de abril de 2012

Erva Cidreira


Nome científico: Melissa officinalis
 

Características: A erva-cidreira, também conhecida como melissa, é uma planta de pequeno porte, medindo de 30 a 40 cm de altura. É nativa do Brasil e pode ser cultivada em praticamente todo o seu território, embora não goste nem de frio nem de calor excessivo.
Suas folhas são ásperas, de formato oval e pontiagudo, com as bordas dentadas (em forma de serra). Cuidado para não confundir suas folhas com as do hortelã, pois são parecidas.
Suas flores são brancas e pequenas, que exalam um forte cheiro que lembra o limão. Por isso é às vezes confundida com o capim-limão, embora as plantas não sejam nem de longe parecidas.
 
Propagação: é feita por estacas colhidas de galhos de plantas adultas, que podem ser plantadas o ano todo. Também pode ser feito por sementes. Neste caso, a época mais indicada para o plantio é de setembro a janeiro.
 
Cultivo: Adapta-se bem no Brasil inteiro. No entanto, sofre quando sujeita a geada, mas consegue rebrotar quando a temperatura volta a subir com a chegada da primavera. Também não tolera calor excessivo. Quando exposta ao sol direto durante grande parte do dia ou quando privada de água, suas folhas ficam com aparência de queimadas, com as bordas escurecidas e enrugadas.
Prefere terrenos arenosos às margens de rios, lagos ou açudes. Este ambiente pode ser reproduzido em seu jardim, regando as plantas diariamente de forma abundante. Desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica. Recomenda-se que seja feita adubação periódica com esterco curtido.
Semeia-se de setembro a janeiro em solos rico em matéria orgânica. A colheita é feita na primavera ou verão e as partes utilizadas são as folhas.
 
Aplicações: Planta com propriedades digestivas e sedativas. Usada como calmante, alivia o nervosismo, fadiga, insônia, tensão e dores de cabeça. Combate enjôos, gases, palpitações cardíacas, irregularidade menstruais.
Usada em bochechos acalma as dores de dente e desinflama as gengivas. Muito boa no auxílio da digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário