sábado, 17 de março de 2012

Alecrim


Nome científicoRosmarinus officinalis


É uma planta extremamente útil, pois têm vocação medicinal, religiosa e culinária. Pode ser acrescentado fresco ou seco à pratos de frango, porco, cordeiro, cabrito, vitela e caça, além de aromatizar óleos, sopas, sucos, etc.


Características: Essa planta é originária da região do mediterrâneo e o nome de seu gênero botânico (Rosmarinus) significa “orvalho que vem do mar”. Foi muito utilizada para purificar e esterilizar ambientes de hospitais, queimando suas folhas em defumadores.
O alecrim é um arbusto de pequeno porte, que pode atingir de 1 a 2 metros de altura, dependendo de como é cultivado. As folhas são pequenas, de cor verde escura e coriáceas, ou seja, duras e resistentes. Tem um forte odor canforáceo.

Propagação: pode ser feita através de sementes ou estacas de galhos (estacas de 10 a 15 cm).


Cultivo: O alecrim não tolera excesso de umidade e de matéria orgânica (prejudica a concentração de óleo essencial). Necessita de solo com boa drenagem. Prefere locais ensolarados. O espaçamento entre as plantas quando plantadas diretamente no solo é de 40 x 60 centímetros. Entre elas podem ser plantadas outras plantas de menor tamanho. Pode ser plantada o ano todo, desde que seja fornecida a água necessária, mas que não pode chegar a encharcar o solo. A colheita pode ser feita em qualquer época do ano.

Aplicações: as folhas são utilizadas como incenso para perfumar a casa. É indicado como anti-séptico, antiespasmódico, diurético, antimicrobiano, para problemas respiratórios, distúrbios menstruais. Seis meses após o plantio as folhas já podem ser colhidas.
As ervas secas penduradas em casa trazem proteção.
Limpa a mente e descongestiona os pensamentos repetitivos.
Muito usado para concentração de memória e estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário