quarta-feira, 21 de março de 2012

Camomila


Nome científico: Matricaria chamomilla
 

A camomila é uma planta versátil, com muitas qualidades. Ela pode ser utilizada no paisagismo, na formação de maciços e bordaduras, em grupos e conjuntos com outras plantas, assim como em vasinhos e jardineiras. Ela adiciona um ar alegre e campestre aos canteiros, quebrando a austeridade, com seu aspecto singelo e seu perfume delicado e doce. É erva indispensável na horta. 

Características: planta de origem européia, cresce principalmente em climas amenos. Muito bem adaptada à região Sul do Brasil, mas também é possível cultivá-la em regiões mais quentes.
 Conhecida pelas suas pequenas flores brancas, muito bonitas, que lembram pequenas margaridas. Possui folhas delgadas e bem recortadas. É uma planta de pequeno porte, que atinge de 25 a 50 cm de altura. Entretanto sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes.
 
Propagação: feita por sementes.
 
Cultivo: Prefere solos fofos, arejados, bem drenados e adubados com adubo orgânico. Em regiões mais quentes, o plantio é feito no início do inverno. Já em regiões de clima mais ameno, deve ser plantada na primavera.
O espaçamento entre as plantas deve ser de 30 x 80 cm. Prefere ambientes de pleno sol (necessita de sol por pelo menos 5 horas diárias). Seu plantio garante a saúde das plantas que crescem a seu redor. Para o cultivo em vasos ou jardineiras, recomenda-se que eles tenham pelo menos 20 cm de altura.
As sementes não devem ser enterradas muito fundas, pois necessitam de luminosidade para brotar. O solo deve ser mantido úmido, sem encharcar, mas no inverno as regas devem ser diminuídas.
A colheita das flores é feita logo no início da floração. Após a colheita é necessário fazer o replantio, pois são plantas anuais, ou seja, tem o ciclo de vida concluído em um ano.
As flores podem ser conservadas para utilização posterior. Para isso, deixe-as secando à sombra, em local ventilado, depois guarde-as em um recipiente de vidro bem tampado.
 
Aplicações: seu chá tem propriedades calmantes e digestivas. Muito usado nos cabelos, para dar brilho e clareá-los. Excelente também para suavizar a pele.
Popularmente, a planta é usada contra problemas digestivos, gases intestinais, combate vermes, gastrites, insônias, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.As flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório, antiséptico e sedativo.


 
Curiosidade: Dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, em tempos remotos, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.

Um comentário: