quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hortelã Pimenta

Tenho usado muito o óleo de hortelã, ao mesmo tempo que ele limpa , ele estimula a mente.
Resolvi falar um pouquinho mais deste que tem sido meu companheiro...quase que inseparável nas duas últimas semanas.

  Mint leafs by Daniel Battiston

O óleo essencial de Hortelã-pimenta (Mentha piperita ou spicata), da grande família da Labiatae, tem uma ótima relação custo-benefício, preço acessível e muitas funções.
É extraído da erva fresca, antes de florescer através da destilação a vapor, o aroma é muito semelhante ao da erva fresca: mentolado, fresco, penetrante, mas levemente picante. Os maiores produtores deste óleo essencial são:  EUA, , Inglaterra, França.
O mentol é um dos componentes químicos do óleo essencial de hortelã-pimenta que é altamente explorado pela indústria farmacêutica e alimentícia. Em sua composição química apresenta também alfa pineno, linalol, limoneno, 1,8-cineol, entre outros.
As principais propriedades deste óleo essencial são: analgésico, bactericida, antiespasmódico, antiinflamatório, antiviral, cefálico, carminativo, febrífugo, hepático, estimulante, emenagogo, repelente.
Atua na parte física em  problemas respiratórios (asma, tosse, sinusite), problemas digestivos (náusea, enjôo, má digestão), dores (cabeça, muscular), cólica, gripe com febre, distúrbios hepatobiliares.
É ótimo para o cansaço mental, aumentando a concentração, apatia, estresse. Seu frescor  inspira e eleva a capacidade receptiva e de insights (mental e espiritual). Ajuda também a “digerir” emocionalmente os problemas, auxiliando no desenvolvimento da tolerância.
Precauções: Algumas ervas são inofensivas nos chás, como o capim-limão e a hortelã-pimenta, mas o óleo essencial destas plantas não devem ser usados em crianças menores de 2 anos. O óleo essencial de hortelã-pimenta também é contraindicado para: peles sensíveis, para quem está em tratamento homeopático, grávidas, epilépticos, pessoas com problemas cardíacos. Não use diluição acima de 2%.
John Gerard, em 1597, afirma que “o sabor ou o cheiro da hortelã água alegra o coração do homem”. Outra curiosidade: o nome “mentha” é derivado do latim “mente”.













No aromatizador do escritório ou ambiente de estudos, para melhorar a concentração, atenção, memória, criatividade:
  • 3 gotas de óleo essencial de limão ou tangerina ou laranja
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 3 gotas de óleo essencial alecrim


Enjôo, gases, digestão pesada: pingue 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta e inale.
Diarréia (se for seguida de vômito, ou durar mais de 2 dias procure um médico):
  • 3 gotas de óleo essencial de tea tree
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 3 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 30 ml de óleo vegetal de sementes de uva ou amendoas.
Massageie a parte inferior das costas e do abdomem, com movimentos circulares e no sentido horário. Ingira bastante líquidos. Se não houver melhora dos sintomas procure um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário