quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aromaterapia e os Chacras

"Os chakras são pontos de recepção, geração e elaboração de energias sutis diversas que permeiam tudo ao nosso redor e a nós mesmos. A forma como lidamos com essas energias sutis depende de nossos referenciais internos. A maneira como percebemos e sentimos o meio a nossa volta e interpretamos os acontecimentos de nossas vidas gera padrões energéticos distintos e interfere na absorção e elaboração das energias que têm contato com os chacras. Emoções e pensamentos positivos geram padrões positivos e atraem energias saudáveis e construtivas para nossos chacras.
Ao longo de nossas vivências pessoais vamos lentamente construindo um perfil energético básico, que molda o modo como interagimos com as energias externas e internas e com as pessoas e situações com as quais nos deparamos. Podemos construir perfis energéticos que nos levem a satisfação de nossas necessidades emocionais e nos proporcionem crescimento material, emocional, mental e até espiritual, mas, também podemos construir perfis energéticos que terminem por nos limitar. Quando nos vemos constantemente envoltos em relacionamentos e situações negativas, é um sinal de que nosso perfil energético precisa ser modificado.
Conhecendo os chakras e suas funções, adquiri-se a oportunidade de recriar o perfil energético. Esse processo de transformação se inicia dentro de cada um, através de mudanças emocionais e energéticas, e se consolida externamente através de mudanças significativas nos relacionamentos e em nossas vidas

Veja, abaixo,a relação dos Chakras com as várias glândulas e áreas do corpo por eles influenciadas.

1. Chakra Raiz : Glândulas endócrina: Supra-renais. Em desequilíbrio ocorre sensação de estar sem chão, confuso e sem capacidade de seguir em frente.
2. Chakra Umbilical: Glândula endócrina: gônadas.
· Área corporal: sistema reprodutor, rins, gânglios, linfáticos. Relacionado a criatividade desde a expressão artística a resolução criativa de problemas. Medo da intimidade sexual, dificuldade de se relacionar de maneira geral,.
3. Chakra Plexo solar: Glândula endócrina: Pâncreas.
· Área corporal: estomago, fígado, vesícula biliar, sistema nervoso. Em desequilíbrio causa problemas com auto-estima que pode tomar os dois polos desde um comportamento arrogante e egoísta ou problemas de baixa na auto-estima. Sente-se abandonado ou rejeitado, que o mundo gira ao seu redor, nervosismo, emoções que tem dificuldade de compreender ou controlar, transtorno alimentar entre outros.
4. Chakra do Coração: Glândula endócrina: Timo
· Área corporal: coração, sangue, sistema circulatório, pulmões. Relacionado a capacidade de dar ou receber amor de uma forma saúdavel, dificuldade de lidar com a tristeza.
5. Chakra da Garganta: Glândula endócrina: Pituitária
· Área corporal: Brônquios e faringe, amígdalas, glândulas salivares. A capacidade de expressar nossos sentimentos, pensamentos e opniões. E também de ouvir e compreender. Alguns sintomas como explosão descontrolada verbal, manipulação, timido ou fala excessivamente e incapacidade de ouvir.
6. Chakra Frontal: Glândula endócrina: Pituitária
· Área corporal: Sistema nervoso, ouvidos, nariz, parte inferior do cérebro. Relacionado a memória, inteligência, controle da mente, sonhos e intuição.
7. Chakra da coroa: Glândula endócrina: Pineal
· Área corporal: Pare superior do cérebro. Influência a capacidade de compreensão mais profunda de nós mesmos.

A aromaterapia modifica o padrão energético existente, proporcionando uma percepção sobre si mesmo. O bem estar, emocional e energético ocorrem simultaneamente, e o desejo da pessoa em prosperar auxilia no avanço do processo. Cada ser humano é único e o estado deprimido ocasiona bloqueios energéticos em determinados chakras. Somos um ser único, englobando o corpo energético, físico e mental. Quando modifica-se qualquer um desses padrões automaticamente influencia-se nos outros.

A imposição de mãos (reiki) ou massagem em sentindo horário nos pontos em que estão os chakras com óleo essencial age sobre os componentes físicos do corpo, promovendo sua assimilação através dos vórtices energéticos de acesso e impulsionando seu trajeto ao longo dos canais energéticos, que desembocam nos diferentes órgãos correspondentes. Esse tipo de dinâmica está intimamente relacionado com o que ocorre no sistema nervoso central."

Nenhum comentário:

Postar um comentário