quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aromaterapia



A aromaterapia é uma forma de melhorar vários aspectos da vida cotidiana (físico emocional e espiritual). Ela também faz parte do dia-a-dia, muito embora não associemos o nome à vivência. Todos já tivemos uma resposta emocional a certos aromas, que tanto pode ter sido prazerosa como desagradável. O objetivo da aromaterapia é: primeiro, encontrar aromas especiais, únicos para cada indivíduo, que proporcionem sensações e emoções agradáveis e, segundo, apresenta-los à vida cotidiana, para aumentar nosso bem-estar. O aroma nos mantém ligados à Mãe Natureza. o óleos essenciais trazem à tona lembranças e emoções.Acordar para os benefícios da aromaterapia é como reconectar às raízes.
Hoje em dia, a aromaterapia e os óleos essenciais passam por uma onda de reconhecimento terapêutico e de grande popularidade. A aromaterapia é uma maneira natural de sentir bem, tanto por dentro como por fora, usando óleos essenciais puros e seguros extraídos de plantas naturalmente aromáticas. Estas essências botânicas ajudam a ter equilíbrio, manter o bem-estar e contribuem para harmonia interior.
Existem mais de 500 óleos essenciais puros a serem experimentados, e através do uso cotidiano de produtos criados a partir deles poderemos ver como os aromas acentuam o bem-estar físico.

O que é aromaterapia?
Para alguns, definir a aromaterapia é rever antigos conceitos. Para outros, é despertar para um novo mundo. Como o estudo de alternativas para melhorar o bem-estar físico através dos aromas, a aromaterapia é o uso de óleos essenciais puros, extraídos de várias partes de plantas (flor, folha, pétalas, resina, árvore, casca, galho, espinhos, semente, polpa de frutas), para acalmar, equilibrar e rejuvenescer o corpo, a mente e o espírito.
Ela é tanto uma arte como uma ciência. A arte da mistura da alquimia. A combinação de óleos é uma mistura sinergética. Criar novos compostos requer um profundo conhecimento das propriedades de cada óleo essencial, muita experiência e intuição. A ciência diz respeito às propriedades químicas e terapêuticas inerentes a cada óleo essencial.

A história da aromaterapia
A medicina aromática, remoto antepassado da arte da aromaterapia, era utilizada no Egito, na Índia e na china há mais de quatro mil anos. Óleos para massagens, preparados cicatrizantes, bálsamos, produtos para a pele, perfumes e cosméticos são alguns dos usos criados pelos egípcios. A medicina Ayurvérdica é uma das mais antigas praticas medicinais da Índia, em uso ainda nos dias de hoje, como a fitoterapia.
O uso de plantas e extratos de ervas para a cura medicinal vem sendo documentado pela maioria das culturas nativas ao longo da historia. Durante séculos, os óleos essenciais foram o único alívio para doenças epidêmicas.
Eles têm qualidades medicinais. Como antibactericida e anti-séptico, inibem o crescimento da bactéria. Como antiinflamatório, ajudam a reduzir a inflamação. Como analgésico, ajudam a diminuir a dor.
O advento da medicina moderna substituiu os remédios fitoterápeuticos por alternativas produzidas de maneira sintética. Quando podem escolher entre preparados medicinais obtidos por meios sintéticos, através do controle ambiental do laboratório, ou preparados medicinais botânicos derivados da natureza, os cientistas modernos optam pelos primeiros, principalmente por causa dos lucros farmacêuticos.
No início deste século, em particular na França e Inglaterra, um movimento de médicos e estudantes adeptos da medicina natural promoveu uma conscientização dos benefícios da medicina natural e da aromaterapia. Hoje, na França, é comum encontrar médicos praticando aromaterapia, farmácias vendendo óleos essenciais e seguros de saúde reembolsando tratamentos e prescrições que usem tais produtos.



Aromaterapia Global
Todos os paises devem fornecer óleos essenciais, como uma verdadeira terapia global. O óleo essencial mais puro deriva de um cultivo orgânico controlado e de plantas selvagens encontradas em varias regiões climáticas e geográficas ao redor do mundo. Plantações orgânicas controladas são a garantia da não utilização de herbicidas, fertilizantes ou pesticidas artificiais.
Apenas para citar alguns nomes... A melhor lavanda do mundo vem da França. A tea tree da Austrália. O sândalo, da Índia. A menta, da Inglaterra e dos EUA. A laranja doce e o eucalipto do Brasil. O ylang ylang, das ilhas Comoro e de Madagascar. A canela, do Sri Lanka. A melhor rosa vem da Bulgária e da Turquia. O jasmim vem do Egito e da Índia. O Marrocos é conhecido pela excelente camomila azul. Olíbano e a mirra vêm da Somália.


Tipos/caminhos da aromaterapia
Os quatros tipos de aromaterapia estão relacionados a diferentes caminhos para sua aplicação. A absorção através da pele combina a aromaterapia olfativa e a terapêutica; a absorção através da pele combina e estética e as massagens. Os quatro tipos têm varias aplicações a formas de utilização:

Aromaterapia estética: utiliza óleos essenciais em produtos e serviços para cuidados do rosto, pele, corpo, cabelos e couro cabeludo. Uma aromaterapia facial feita por uma esteticista pode demonstrar as capacidades hidrantes, rejuvenescedoras e penetrantes da aplicação externa de produtos feitos a partir de óleos essenciais. Um banho ou lava-pés é a forma mais simples e completa de experimentar a aromaterapia: algumas gotas são absorvidas pela pele e órgão internos.

Massagens aromaterapêuticas: utiliza os óleos essenciais para o cuidado do corpo através do tato. Uma massagem aromaterapêutica feita por um massagista fisioterapeuta (que usa produtos feitos com óleos essenciais) tem efeitos penetrantes não só nas áreas tópicas, mas em todos os órgãos. Os pés, em particular, representam a planta do que está ocorrendo em todo o corpo, bastam algumas gotas para se viajar, através do aparelho circulatório, para o ponto desejado.

Aromaterapia olfativa e psíquica: utiliza os óleos essenciais para aumentar o bem-estar emocional, acalmar através do relaxamento ou para estimular a memória e melhorar a capacidade mental. Os odores abrem a memória olfativa e libertam as emoções. Eles nos ajudam a sentir melhor e isto pode ter uma enorme influencia terapêutica sobre os sintomas relacionados ao stress. Cada pessoa tem sua própria percepção do aroma e uma preferência por determinados odores. A inalação e o método mais comum. Colocar os óleos em um difusor de aromas é outro ótimo método para se obterem benefícios da aromaterapia.

Aromaterapia terapêutica: utilizam as propriedades antibacterianas, anti-sépticas, analgésicas e antiinflamatórias dos óleos para a cura indireta. Para devolver ao corpo sua harmonia, os óleos essenciais estimulam o sistema imunológico natural. É um complemento e não substitui o tratamento medico.

A educação é a chave do sucesso
Uma das melhores maneiras de se conhecer a aromaterapia e “desenvolver um nariz para ela”. Sempre podemos aprender algo novo sobre ela. Mas não precisamos saber tudo antes de começar. Vá com calma. Use mais produtos e óleos essenciais à medida que conhecer melhor o assunto e adquirir mais confiança.
O primeiro passo é compreender os óleos essenciais. Há varias publicações no mercado. Compre livros e apostilas que expliquem, de forma simples e fácil, os modos utilização e os cuidados a serem tomados com eles.
Cursos workshop ministrados por aromaterapeutas fornecem as bases para começar. Alguns oferecem informações mais profunda sobre cada óleos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário