sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que é Aromaterapia ???




Aroma:
odor, olor, perfume agradável, cheiro, essência odorífera.

Terapia: o tratamento de doenças ou desordens do corpo; psicoterapia; ato, hobby, tarefa ou programa que alivia a tensão.




A Aromaterapia consiste na utilização orientada de óleos essenciais das plantas (extraído de flores, folhas, frutos, raízes, resinas), com o objetivo de promover saúde e bem-estar a todos. Os aromas dos óleos essenciais possuem os componentes benéficos das plantas de maneira altamente potencializada. Sua função terapêutica está na composição química natural dos óleos e na ação de seus componentes voláteis sobre o organismo. De acordo com os aromas e o modo de aplicação (inalação, massagem,etc), obtêm-se efeitos personalizados para cada caso.
Auxilia em casos como:
Depressão, TPM, sintomas ligados à menopausa, ansiedade, distúrbios do sono, distúrbios alimentares, irritação, falta de concentração, baixa autoestima, cansaço físico e mental, dentre outros inúmeros acometimentos de ordem emocional, energética e física.


“A aromaterapia é uma opção de vida que nos ajuda a sentir bem fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Seus meios para reestruturar o equilíbrio do corpo e do espírito estão fundamentados nos preceitos de saúde e no poder das plantas e seus óleos essenciais” (Adão Roberto da Silva).

“A aromaterapia  é uma terapia verdadeiramente holística, que considera a mente, o corpo e o espírito do indivíduo em busca de ajuda, bem como seu estilo de vida, seu padrão alimentar,seus relacionamentos, etc” (Patrícia Davis).

A Aromaterapia pode ser definida como a arte e a ciência de proporcionar bem estar físico, mental e emocional através da utilização dos óleos essenciais trabalhando nosso corpo de maneira natural e holística. Os óleos essenciais atuam no corpo restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito.

A Aromaterapia faz parte da medicina herbácea que se baseia no uso de ervas ou plantas medicinais com fins preventivos, de cura e manutenção da saúde. Fazem parte ainda da medicina herbácea:

1-Fitoterapia: Sua da planta inteira ou de sua parte útil no estado mais natural possível por meio de emplastros, chás, alimentação, sucos, banhos, extratos ou compostos magistrais.

2- Homeopatia: medicamentos de origem animal, vegetal ou mineral que passam por um processo complexo de preparação que os distancia bastante da forma origem de sua matéria prima.

3-Medicamentos alopáticos: podem ser extraídos de substancias vegetais, animais e minerais ou podem ser sintetizados os princípios ativos de interesse em laboratório.

4-Aromaterapia: se diferencia das demais, pois só utiliza produtos de origem vegetal, utiliza um tipo específico de plantas, as plantas aromáticas que produzem óleos voláteis ou óleos essenciais; usa apenas a essência da planta, extraída de alguma forma;não usa princípios ativos isolados e trabalha com as Sinergias baseada na afirmativa que uma substancia é mais ativa e mais eficiente quando é equilibrada e potencializada pelas substâncias com que se mistura na natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário