quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Os óleos essenciais e os aromas sintéticos....Esclarecendo...



Para extrair os óleos essenciais da maneira mais efetiva e terapêutica, são usados vários métodos.
A destilação, por ser o mais antigo e mais usado, é explicado em maiores detalhes abaixo.
Com o método da pressão fria (também conhecida como escarificação), os óleos essenciais são extraídos das camadas mais externas dos frutos cortadas, retalhadas, amassadas ou prensadas e colocadas na pressão.
Com o método “enfleurage” absoluta, as partes das plantas são extraídas com a gordura animal ou vegetal, até que seja alcançado o máximo de absorção, então junta-se álcool para separar o óleo essencial da gordura.
Com o método do solvente químico, as partes das plantas são imersas num derivado petroquímico, um solvente orgânico mineral como o hexano (em vez da gordura animal usada na “enfleurage”), para que se produza uma espécie de pomada que então é tratada com álcool, para separar a cera da planta do óleo essencial (obs.: tantos os extraídos com este método quanto com o anterior, não são óleos essenciais autênticos).
Com o método dióxido de carbono, os óleos essenciais são extraídos colocando-se a matéria prima sob alta pressão por alguns minutos, sem qualquer reação química ou resíduos de solvente. Por ser um processo novo e caro, ainda está sendo avaliado, mas parece ser muito promissor.

A destilação
Considerando o método mais comum de extração, é a destilação que produz o óleo essencial. O processo utiliza água quente e vapor, que combinados com ervas aromáticas, raízes, folhas, flores, madeiras, espinhos, resinas, produzem o puro óleo essencial e a água de flores que chamamos de Hidrolato. Na destilação, podem ser usadas varias partes da planta.
Aquela realizada com vapor sob baixa pressão, se preserva o maior numero de componentes ativos do óleo essencial. Muitas plantas precisam um tempo maior para extração de todo o espectro de substancias benéficas ativas. Os métodos de baixa pressão, mais longos, produzem um óleo essencial mais rico e eficaz.
A destilação direta e feita fervendo as partes da planta na água. Na destilação a vapor, coloca-se o material sobre uma grade e o vapor passa por ele. Pode ser a vácuo ou sob pressão, o que faz com que as paredes celulares das plantas se quebrem e liberam a essência em forma de vapor. As essências vaporizadas, juntamente com o vapor e outras substancias, passam para os tanques de resfriamento através de um tubo. Os vapores, a água floral e os óleos essenciais voltam a forma líquida. Na maioria dos casos, o óleo fica na superfície e é extraído com um sifão, deixando também na água floral o Hidrolato, varias de suas propriedades terapêuticas.

Natural x Sintético
As substancias são “inorgânicas”, não contêm nenhuma “forca vital” e não são dinâmicas. Podemos sintetizar substancias químicas, mas não podemos torna-las orgânicas. Nenhum processo sintético pode reconstruir por completo um produto natural. É importante compreender as diferenças entre os óleos sintéticos (possíveis em razão dos recentes avanços da química) e os óleos puramente essenciais. As substancias sintéticas e as fragrâncias artificiais podem replicar o aroma das substancias botânicas, mas são os complexos componentes as propriedades terapêuticas e as qualidades aromáticas reais. Perfumes e cosméticos sintéticos podem causar alergias e são um perigo para peles mais sensíveis.

A garantia de qualidade
A composição das essências não só varia de uma parte da planta para a outra, mas a localização, a hora do dia, o clima e as estações do ano também determinam o melhor momento para a extração. A qualidade, o preço e a intensidade dos óleos essenciais variam de acordo com a planta, a parte utilizada, a hora da colheita, a riqueza do solo, a qualidade do método de cultivo, o processo de destilação e a confiabilidade da empresa que os produz.
Há uma grande variedade de óleos essenciais no mercado, indo das adulterações sintéticas aos óleos destilados mais puros e naturais. Para fins terapêuticos, é importante encontrar um óleo de qualidade superior, que seja puro, de preferência produzido de forma natural ou vindo de uma plantação orgânica e destilado através de técnicas de baixa pressão, o que preserva suas valiosas propriedades químicas.
Cuidado com os óleos sintéticos produzidos através dos recentes avanços da química. As substancias sintéticas e as fragrâncias artificiais não substituem as verdadeiras qualidades terapêuticas e aromáticas dos óleos essenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário