quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Óleos Essenciais


O que são óleos essenciais?
Os óleos essências são substancias naturais extraídas através da destilação de minúsculos sacos moleculares de cada planta. Eles fazem parte do sistema imunológico da planta e são uma substância em separado criada por ela. O processo de destilação extrai, gentilmente, o óleo volátil das partes da planta. As essências são naturais e, assim sendo, trabalham em harmonia com o corpo.
Os óleos essenciais são extratos muito concentrados que contêm hormônios, vitaminas e anti-sépticos que trabalham em vários níveis. Eles são de 75 a 100 vezes mais concentrados que as ervas secas.
Todos eles, em maior ou menor proporção, têm as seguintes características: anti-séptico (previnem ou combatem a infecção local), bactericida (matam a bactéria), bacteriostático (inibem o crescimento da bactéria) e citofilático (promovem o rejuvenescimento da célula quando aplicados à pele).

Por que os Óleos Essenciais são tão especiais?
Óleos essenciais puros, assim como uma jóia preciosa ou um bom vinho, são gemas da natureza a “quintessência” da força vital da natureza, substâncias orgânicas extraídas com cuidado e suavidade das essências de partes naturalmente aromáticas de plantas. Considerados a alma da planta, quem realmente aprecia as qualidades únicas dos puros óleos essenciais vê cada gota como uma jóia preciosa a ser inalada, aproveitada e protegida. Devem ser experimentado para se “apreciar a diferença”. Devido à sua natureza muito concentrada, na maioria das aplicações são usadas ”gotas” em vez de mililitros. A minúscula estrutura molecular de cada óleo penetra através da superfície da pele ou dos nervos olfativos do nariz.
Quando absorvido pelos fluidos que circundam as células da pele, os óleos essenciais limpam, rejuvenescem, equilibram e trazem benefícios anti-sépticos. Quando difundidos no ar, tem efeito purificante, revigorante, calmante, estimulante e antibactericida. Eles trabalham para sua saúde tanto de maneira tópica quanto interna.

Usos e cuidados com os óleos essenciais
Os óleos essenciais são muito concentrados,para que sejam usados com segurança, são necessários cuidados, respeito e conhecimentos de suas propriedades e ações. A maioria das aplicações é feita com apenas algumas “gotas”.
Aqueles que são fortes e muito voláteis evaporam com rapidez quando expostos ao ar. Embora sejam chamados de óleos, sua consistência é mais parecida com a água, tanto que evaporam sem deixar vestígios. O local e a forma como são guardados estão diretamente relacionados à sua longevidade. Eles devem ser guardados em recipientes hermeticamente fechados, longe do calor e da luz direta.

Precauções gerais e segurança
Como qualquer substancia concentrada, por favor, mantenha os óleos longe do alcance das crianças e dos animais. Não os ingira. Por causa da potencia de alguns deles, vá com cuidado e sempre consulte um aromaterapeuta nos seguintes casos: gravidez, pressão alta, epilepsia, ferimentos abertos, diabetes, erupções cutâneas, problemas neurológicos ou se estiver tomando algum remédio alopático ou homeopático. Usar os óleos mais seguros nas diluições corretas garante melhores resultados.
Óleos essenciais puros, não diluídos, quase nunca são aplicados diretamente sobre a pele. A medida que você for se tornando mais familiarizado com eles, saberá quais podem ser usados com segurança sem serem diluídos. Para aplicá-los na pele, dilua-los em um óleo vegetal puro (amêndoas, semente de uva, babosa, por exemplo). Para o banho ou lava-pés, dilua-os em água.
Deve-se ter um cuidado especial quando são usados óleos que aumentam a fotosensibilidade da pele aos raios ultravioletas, como os de angélica, verbena e os cítricos (bergamota, laranja, limão, lima, tangerina). Evite exposição aos raios ultravioletas até, no mínimo, quatro horas após sua aplicação.
Consulte livros específicos para saber quais cuidados devem ser tomados com cada óleo essencial. A maioria deles é seguro e atóxico quando é feita a diluição recomendada. Se tiver alguma duvida, procure um aromaterapeuta ou fitoterapeuta.
Os óleos essenciais não foram criados para curar problemas médicos específicos. Para tratar qualquer doença, procure o diagnostico e os cuidados de um medico registrado no CRM.
Os óleos essenciais têm diferentes níveis de toxidade. Quanto mais tóxico, menor deve ser a quantidade utilizada. Os de poejo, sálvia, funcho e hissope têm um nível de toxidade maior do que os outros. Os de rosa, lavanda e camomila têm um nível relativamente baixo. Se forem utilizados na diluição correta, não há com o que se preocupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário